sábado, 12 de julho de 2014

Constituinte Natural e Padrão de Qualidade da Água

Constituinte Natural da Água.


Há uma grande variedade de elementos e substancias químicas dissolvidas na água e sua fonte predominante é o intemperismo natural das rochas, resultante do fluxo de água que dissolvem os minerais e transporta os íons dissolvidos para os rios e oceanos, onde eventualmente são incorporados aos sedimentos.

Contribuições humanas aos corpos d’água incluem íons e substancias solúveis de atividades industriais, de mineração, despejo de esgoto e outros resíduos. Menores quantidades podem vir da precipitação de partículas atmosféricas como acido nítrico (HNO3) e acido sulfúrico ( H2SO4) da emissão de gases, cloreto de sódio (NaCl) dos oceanos, e concentrações mínimas de outras substancias. 

Padrões de Qualidade da Água


Alguns constituintes da água como cálcio, magnésio, iodo e ferro são nutrientes fundamentais na constituição dos seres vivos.Por outro lado,elementos e compostos como ferro,manganês e sulfato podem dar um sabor desagradável a água. Sodio em combinação com cloro resultara num sabor salgado.Cálcio e Magnésio em combinação com o carbonato,bicarbonato e sulfato formam precipitados que interferem com certos usos da água. Fluo , Nitrato e sódio são os contaminantes mais importantes em termos de efeitos negativos à saúde humana. Concentrações de flúor entre 0,6 e 0,8 mg L-¹ conferem proteção aos dentes das crianças , mas em níveis maiores que 1,5 mg L-¹ é considerado tóxico (BRASIL,2004). Concentrações de sódio maiores que 20mg L-¹ podem ser prejudiciais a saúde dos hipertensos. Excesso de nitrato (>10 mg L-¹) e nitrito (>1,0mg l-¹) na água podem causar metahemoglobinemia  em criança que ocorre quando o nitrato ao reagir com o oxigênio do sangue reduz a capacidade da hemoglobina transportá-lo.

As tabelas 1 e 2 são apresentados os padrões de potabilidade e de aceitação para o consumo humano(aparência, sabor e cheiro), definidos pela Resolução Conama nº 357/2005 (BRASIL,2005) , para as principais substancias químicas inorgânicas: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário